quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EVENTOS E EXPOSIÇÕES SIGNIFICATIVOS - A REVISTA

 



MAIS UM EVENTO DE IMPORTÂNCIA
DE

Carmen Pousada



Logo_Nov_2012_2

Rua Dr. Veiga Filho,567 - 2ºandar

Higienópolis- São Paulo- SP -Brasil

Fone/Fax: 55 11 3807-2311

Cel: 55 11 9 9272-1303

Skype: carmenpousada

Facebook: carmen.pousada

Site: <
http://www.cpousada.com.br/> www.cpousada.com.br
 ______________________________________

Via Casteili: A Casa de Renée Lefèvre

 

As obras que compõem esta exposição foram pintadas aqui mesmo, ou seja, na casa de número 341 da Rua Martinico Prado, na qual viveu Renée Lefèvre, uma das mais destacadas paisagistas brasileiras de todos os tempos. 





O imóvel abriga um dos mais tradicionais restaurantes da região de Higienópolis e Santa Cecília, em São Paulo: o Via Castelli.
No quintal de sua casa havia uma jaqueira, planta originária da Índia, que se adapta bem em países de clima tropical, atingindo cerca de 20 metros de altura. Esta árvore, de tronco robusto, revestido por casca espessa, foi preservada quando a casa foi ampliada para funcionar como restaurante. A presença inusitada do tronco da jaqueira entre as mesas do Via Castelli confere ao ambiente um enorme charme, sobretudo quando dele pendem saudáveis e pesadas jacas, que se tornam ligeiramente amareladas quando maduras. 

A presença da jaqueira no interior do restaurante, atravessando seu teto e ganhando as alturas, é tão marcante que levou seus proprietários a incorporar uma imagem dela ao logotipo da casa, com citação dos nomes popular e científico da planta. A imagem da jaqueira se destaca sobre o nome Via Castelli, que é acompanhado de uma referência a seu tempo de existência — Desde 1977 — e do tipo de comida nele servida:
Pasta e GrilI.
A construção data do início do século XX, e foi feita num dos terrenos do loteamento da Chácara Palmeiras, de propriedade de Angélica de Souza Queirós Barros, que deu origem a várias ruas do bairro, entre elas a Rua das Palmeiras e parte da Avenida Angélica. Ao lado desta chácara, situava-se uma outra, a da Dona Veridiana, também loteada e que deu origem à rua de mesmo nome. Renée pintou várias dessas chácaras, que se transformaram
em bairros, expandindo a cidade para além da área central.
Renée, depois de longas temporadas na França, durante as quais pintou preciosas paisagens urbanas européias, voltou para São Paulo e recriou, gráfica e pictoricamente, a cidade, desde seu bairro até regiões periféricas. Pintou o Parque Ibirapuera quando ele ainda era um charco e uma vista da Ponte Grande que já mostra uma chaminé de uma São Paulo que se industrializava. Esta exposição privilegia as paisagens do bairro de Santa Cecília, de seu quintal, do interior de sua casa, de vasos com flores de seu ateliê, de pessoas de sua convivência, tais como sua mãe Isaura e da filha de sua empregada, Verinha. Tudo com muita competência e sensibilidade.
Renée Léfèvre não se casou. Dedicou-se inteiramente à sua arte. Independente, foi secretária do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo, durante a gestão da presidente Aflita Malfatti. Para pintar, começou a viajar para o interior de São Paulo, depois para Minas Gerais, para o Rio de Janeiro, para a Bahia, para Pernambuco, Paraíba e Alagoas, para o Maranhão e Ceará, chegando até Belém do Pará, onde realizou uma deslumbrante série de pinturas referenciadas no cais Ver-o-Peso. Acabou transformando-se na desenhista e na pintora do Brasil. Sua obra atingiu tal nível de qualidade e de conteúdo que o critico Geraldo Ferraz, do jornal O Estado de São Paulo, chegou a sugerir a aquisição de toda sua produção pelo patrimônio artístico e histórico nacional.

MAURO ZOLKO E
Enock Sacramento
Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte


______________________________________

As Matizes de Joana Vieira


Após apresentar a mostra Studio Matizes no Pavilhão Expositivo do Sítio São Francisco em Itu/SP e inaugurar a galeria homônima em Trancoso, no sul da Bahia; a artista plástica Joana Vieira traz à capital paulista a exposição Matizes do Brasil, apresentando 29 obras de sua mais recente produção.

Com vernissage agendada para o próximo dia 21 de março, Matizes do Brasil será exibida na conceituada Galeria Pintura Brasileira, que reúne em seu acervo nomes de peso como Aldemir Martins, Di Cavalcanti, Rubens Gerchman, Mira Schendel, Antonio Peticov e Lasar Segall, entre outros, representantes da arte genuinamente brasileira.

Em conexão direta com o Barroco Brasileiro e a Arte Popular, Joana trabalha com uma linguagem que é, ao mesmo tempo, contemporânea e atemporal.

Ao explorar temas que remetem a alma de nosso país, a artista tem – como ponto de partida – a aura tropical brasileira. Com obras que trazem nos seus elementos referência das suas próprias memórias e reminiscências, Joana resgata assim o prazer emanado pelo belo e pelo simples, impactando diretamente no âmago da alma universal.

Matizes do Brasil apresenta peças em grandes formatos que incluem estandartes e instalações elaborados em suportes variados. Entre eles, madeira, ferro, tecido e imagens de santos arquetípicos da cultura brasileira customizados com materiais diversificados como miçangas, lantejoulas, pedras e pintura artesanal.

A  exposição apresenta também peças em box light com fotografias impressas em UV sobre PTG e iluminação em led.

Marcelo Musarra - Jornalista e Publicitário

Serviço
Quando:
Vernissage: 21 de março de 2013, das 19 às 23 horas.
Abertura ao público: de 22 a 27 de março de 2013

Onde: Galeria Pintura Brasileira
Rua Groenlândia, 530 – Jardim Europa – São Paulo
Tel.: [11] 2729 5585

Informações:
Tel.: [11] 97094 6222
______________________________________


Israel Kislansky30 de janeiro de 2013 07:14
Caros,

Convido a todos para o lançamento do livro FUNDIÇÃO ARTÍSTICA (editora SENAI), dia 31 de janeiro, quinta-feira, as 19h, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Às 19:40h será realizada a palestra "Arte e Tecnologia".

O livro foi um trabalho realizado pela equipe do Centro Técnico em Fundição Artística do SENAI e apresenta, em detalhe, todo percurso técnico do processo e, pela primeira vez no Brasil, uma tradução da legislação francesa sobre regulamentação da reprodução de esculturas fundidas. Apesar do Brasil não ser signatário, este modelo é referência no mundo inteiro.

A última palestra na Pinacoteca sobre fundição artística será dedicada as novas tecnologias aplicadas a fundição de metais.

Serão realizadas, por empresas especializadas, demonstrações de equipamentos e procedimentos. Essas empresas foram parceiras no projeto de digitalização do busto de D. Pedro II, fundido pelo Centro Técnico em Fundição Artística, dentro do escopo do Convênio entre as duas entidades. Essas demonstrações consistem em escaneamento de obra ao vivo e projeção e análise de filmes gerados em 3D sobre a fundição da obra.

Abraços,
Israel K.



______________________________________
______________________________________

 
LEILÃO DE ARTE E ANTIGUIDADES
CIA PAULISTA DE LEILÕES
JOSÉ ROBERTO BORTOLETTO JR.


Leiloeiro Oficial: Roberto de Magalhães Gouvêa
Local da Exposição e Leilão:
Rua Oscar Freire, 246 - São Paulo - SP
Tel:
 (11) 3062-7954

  ______________________________________

LEILÃO DE STREET ART

"ESPAÇO ARTES E LEILÕES"

http://www.espacoarteseleiloes.net.br/

Exposição 
aguardem próximo evento

______________________________________
______________________________________

CURTA O M I S
12/12/2012 20 HS

____________________________________________



________________________________________________________________






 19 DE MARÇO DE 2013



 ______________________________________________

Olá
Prezado Senhor (a)
Apreciador (a) do belo artístico? 

Entre no Site

"tvartponto"

Em seguida, clic no link


EVENTOS E EXPOSIÇÕES SIGNIFICATIVOS - A REVISTA

____________________________________________________

Líbano Montesanti Calil Atallah

Antiquário Bibliófilo

Diretor da TV ARTPONTO

  ENTRE EM CONTATO CONOSCO

stand 39 MASP aos domingos

______________________________________________________________


 ASSINE O JORNAL  D C I

______________________________________________________


Israel Kislansky16 de janeiro de 2013 13:04
p - em Pinacoteca do Estado de São Paulo





O artista Israel Kiskansky, é bom mesmo, não para nunca, nem nas adversidades. Eu o conheço há vinte anos. Só ouvi elogios, sobre ele; e de colecionadores muito importantes. 

Sei também que como mestre, não deixa nada a desejar, tanto que está sempre solicitado. 

Quem sabe se por causa dele o novo Renascimento não será aqui em nossa Capital. Eu mesmo já aderi. 

Grande abraço mestre!

 Líbano Montesanti Calil Atallah
diretor deste canal

 ENTRE EM CONTATO CONOSCO
_________________________________________________________________

LEILÃO ENCERRADO
POSTADO APENAS PELA IMPORTÂNCIA DO EVENTO

LEILÃO DE LIVROS RAROS



Nota Importante: Acabamos de conversar com Vera Nunes, curadora deste interessante Leilão de Livros. Ela nos deixou muito claro que o evento foi um sucesso, em frequência e em vendas. Comentou que recebera lances até de outros países e que não havia mais lugares disponíveis para seus convidados. Falou-nos do catálogo que publicou que agora já é raridade cobiçada. Colocou-nos que a maior parte dos livros constantes no catálogo foram vendidos. Elogiou todas as pessoas que trabalham com o Reginaldo Faria Carvalho, que muito bem a atenderam. 
Da nossa parte, aqui da A Revista desejamos tudo de bom e que o sucesso sempre bata a porta de Vera Nunes, lamentamos, contudo o fato de estarmos ausentes. Outros compromissos nos impediram. 
Vamos aguardar agora o próximo Leilão!


Líbano Montesanti Calil Atallah
24/09/2012

Líbano,

Estou realizando o meu primeiro leilão de livros raros e gravuras antigas a realizar-se sob a
batuta do leiloeiro Reginaldo Faria Carvalho.
Endereço: Espaço Artes e Leilões, na Rua Oscar Freire, 42 no dia 22 de setembro às 16h30, (sábado).
Exposição de 13 a 21 de setembro de 2012. 
O leilão será presencial e online simultâneo pelo site: www.espacoarteseleiloes.com.br
Catálogo anexo.
Ficarei muito honrada em contar com sua presença.

Atenciosamente,

Vera Nunes

Habilis Atelier
F 11 3813-1000 / 11 8162-9472
Av. Faria Lima, 1.827 S/L 29
Pinheiros - São Paulo/SP | 01452 913



________________________________________________________________

LEILÃOVIRTUAL 






Leilão virtual

Escritório: Rua Ouro Branco, 174 - Jd. Paulista
São Paulo - SP - 01425-080
(55 11)3887-3234



Abril
 Setembro
Horário de funcionamento do escritório
de segunda a sexta-feira de 12 h às 19 h
Avaliação gratuita, consulte-nos
Leilão, sem dúvida, a melhor opção !!!
392
Título: D. João VI - Serviço dos Pavões - travessa
Medida: 34 cm de comprimento
Época: Século XVIII
Material: Porcelana Cia. das Índias
Observação: Referências bibliográficas à pág. 178 do Livro "A Porcelana Companhia das Índias nas Coleções Particulares Brasileiras", por Jorge Getúlio Veiga.
Preço mínimo: R$ 7.000,00
Clique para dar o lance!
393
Título: D. João VI - Serviço dos pavões - par de travessas
Época: Século XVIII
Material: Porcelana Cia. das Índias
Observação: Dinastia Qing, reinado de Qianlong (1736-1795), ricamente decorada em policromia de esmaltes da familia rosa. Pertencente ao "Serviço Real de D. João VI", conhecido como "Serviço dos Pavões". Referências bibliográficas à pág. 179 do Livro, "A Porcelana Companhia das Índias nas Coleções Particulares Brasileiras", por Jorge Getúlio Veiga.
Preço mínimo: R$ 8.500,00
Clique para dar o lance!
394
Autor: Libano Calil
Título: Abstrato
Técnica: Técnica mista
Medida: 20,5 x 29,5 cm
Observação: Assinado e datado embaixo à esquerda: Libano 2011.
Preço mínimo: R$ 1.000,00
Clique para dar o lance!
395
Autor: Libano Calil
Título: Abstrato
Técnica: Técnica mista
Medida: 20,5 x 29,5 cm
Observação: Assinado e datado embaixo à esquerda: Libano 2011.
Preço mínimo: R$ 1.000,00
Clique para dar o lance!
396
Autor: Libano calil
Título: Abstrato
Técnica: Técnica mista
Medida: 20,5 x 29,5 cm
Observação: Assinado e datado embaixo à esquerda: Libano 2011.
Preço mínimo: R$ 1.000,00
Clique para dar o lance!

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah