sábado, 31 de outubro de 2009

O ENSINO PÚBLICO E A COMUNIDADE.O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS NO ENADE - LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH



O ENSINO PÚBLICO E A COMUNIDADE.
"O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS NO ENADE"

Venho debatendo sobre este assunto já há anos, quando fico sabendo do resultado das provas do ENADE descubro que minhas razões são terminantemente coerentes com a realidade dos fatos.
Os jornais todos comentam a mesma coisa, isto é, que a Escola Pública não consegue transmitir aos seus educandos o necessário para que realmente tenham uma formação mais complexa, profunda.
Já os estudantes que buscam formação através dos cursos ministrados a distância obtém resultados superiores que aqueles que de todas a formas se desdobram para conduzirem-se aos ambientes tradicionais para aprendizado, o recinto físico das escolas.
O que venho notando é que os alunos, de escola pública, acabam perdendo o interesse de frequentar as aulas e pior deixam de se interessar por sua própria formação, optando por um emprego que na maioria das vezes lhes oferecem um salário básico.
O bom disto tudo é que muito tardiamente aparece a problemática e que todos agora passam de ignorantes, do problema, para os que vão trabalhar para soluciona-lo.
Para colaborar nesta busca de possíveis soluções apresento minhas experiências como professor titular de cargo em escola pública de nível médio.
Eu faço com que meu trabalho como professor de artes seja o máximo possível atraente, ofereço aos meus alunos em vez de aulas, verdadeiros shows, onde obviamente não perco o foco que ensiná-los. Digo-lhes que não vão aprender, com o pouco tempo que dispomos, a fazerem artes, mas que sairão do curso sendo artistas.
Trabalho com um instrumental que me permite estar com eles 24 horas por dia o computador conectado a internet, obrigo-os a incluírem-se na era digital e que há muitos meios de fazerem isto sem muito dispêndio, se bem que na minha opinião a escola deveria oferecer-lhes este material já que agora considera-se inclusiva.
O aluno ligado há internet tem ao seu dispor qualquer resposta para qualquer pergunta em segundos. Todo o conhecimento humano até agora conquistado em suas mãos com o que chamamos de inteligência artificial.
Vai demorar um pouco para aparelharmos as escolas mas em médio prazo tudo estará solucionado.
Agora temos a prova de que precisávamos para poder optar por este método de ensino. O aluno frequenta a escola e ao mesmo tempo tem todo o conhecimento instantaneamente transferido para casa para poder dar continuidade, em qualquer horário em seus estudos.

Líbano Montesanti Calil Atallah
professor

libanoatallah@terra.com.br


A REVISTA É UM ORGÃO DA
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah